Foot: Pablo Iglesias (Diário)
Assunto foi uma das pautas tratadas em encontro de Decimo e Leite no domingo (1°).
Além da reconstrução da ponte sobre o Arroio Grande, na RSC-287, outro tema debatido na reunião entre o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) e o governador Eduardo Leite (PSD) foi a ampliação da estrutura do Aeroporto de Santa Maria. Segundo o chefe do Executivo, a prefeitura busca autorização da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e do Comando da Aeronáutica para, em parceria com a Força Aérea, reforçar a pista para receber aviões de grande porte, como jatos comerciais.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Decimo explicou que parte do valor necessário viria da própria Força Aérea, que já tem previsão de recursos para a recuperação da pista. No entanto, esse investimento inicial não seria suficiente para permitir a operação de aviões maiores, como Airbus e Boeing. Por isso, a ideia é somar esses recursos a verbas da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e, com isso, fazer também o reforço estrutural da pista. De acordo com o prefeito, operar com aeronaves maiores tornaria os voos mais viáveis economicamente, já que um Boeing, por exemplo, transporta mais que o dobro de passageiros de um ATR, modelo que opera atualmente no Aeroporto Municipal de Santa Maria.
Segundo o prefeito Rodrigo Decimo, houve a oportunidade de conversar com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), que se comprometeu a intermediar o diálogo com o Comando da Aeronáutica sobre o reforço da pista do aeroporto da cidade.
— Ontem (domingo 1°), o governador teve a oportunidade de ligar para o comandante da Força Aérea e colocar essa situação. A gente percebia na conversa que o comandante estava sabendo, e ele se comprometeu a dar um retorno o mais breve possível, quem sabe até essa semana, no máximo semana que vem, com relação a essa perspectiva de autorização.
O prefeito destacou que o objetivo é garantir uma ligação direta e definitiva de Santa Maria com o centro do país.
— Estamos com esse trabalho até para colocar efetivamente Santa Maria e a região central do Estado em conexão definitiva com o centro do país, mais especificamente com São Paulo, a partir de Congonhas ou de Guarulhos, e fazer conexões para todo o Brasil e até mesmo para o Exterior - prevê Decimo.
Confira a entrevista completa